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Dormir bem para uma pele saudável

A busca por uma pele bonita e saudável é crescente. Principalmente ao considerar que as pessoas saem do mercado de trabalho mais tardiamente e mantem vida social ativa até o final da vida, com isso desejam manter uma boa aparência.

Os procedimentos estéticos são ferramentas muito úteis para manutenção da hidratação, clareamento de manchas e diminuição de rugas. Estratégias de cuidado com a pele devem começar cedo, de maneira preventiva. Para isso, radiofrequência, peeling, microagulhamento, limpeza de pele e vários outros recursos são essenciais.

Além dos cuidados tópicos, não podemos negligenciar o equilíbrio bioquímico e fisiológico do organismo como um todo, já que isto regula a função de todos os nossos órgãos e não seria diferente com a nossa pele. Podemos incluir um agravante, a pele será o primeiro tecido a sofrer com os desequilíbrios orgânicos. Sendo assim, pele bonita e equilíbrio metabólico devem andar lado a lado.

Como tudo que afirmamos não está baseado apenas em nossas observações clínicas, vamos a algumas afirmações descritas em estudos científicos.

  • As funções da pele são afetas pelos hábitos de vida e estado nutricional. 3 e 4.
  • A produção de ácido hialuronico (melhor preenchedor natural da pele) é afetado pela alimentação 5.
  • Outros estudos mostrarm, atrofia, cicatrização definciente e aumento de rugas na pele relacionado aos hábitos de vida.6 -8
  • A perda de agua transepidermica também aumentou com modificações na dieta. 9
  • O sono altera o metabolismo dos carboidratos podendo levar a resistência a insulina e diabetes além de outras alterações endócrinas. 10 11
  • Alterações do sono são associadas a maior envelhecimento da pele e aumenta da perda de agua levando a desidratação. 12
  • Nos períodos de privação do sono é possível verificar diminuição da função barreira e aumento de citocinas inflamatórias na pele. Isto levará ao aumento de radicais livres, aos quais se atribui a maior responsabilidade pelos danos teciduais e consequentemente envelhecimento da pele.

Todos estes aspectos demonstram a relevância do equilíbrio dos hábitos de vida para garantir saúde e beleza. Uma vez que o sono regula o ritmo circadiano, organizando toda sinalização hormonal e bioquímica do nosso corpo, um sono com qualidade pode ser a melhor estratégia para melhorar a qualidade da pele e também emagrecer.

Sabemos que nosso dia está cada vez mais curto para tantas atividades e quando chega a hora de dormir nossa cabeça ainda está acelerada, cheia e tentando organizar as ideias quanto ao dia que passou e o novo que se aproxima, com isso temos dificuldade em adormecer e principalmente manter um sono reparador e tranquilo toda a noite.

Aqui temos algumas estratégias para modulação do sono:

  • Acordar e deitar a horas fixas.
  • Exposição matinal à luz bem cedo.
  • Dormir 7-8h por noite.
  • Comer em horários regulares.
  • Evitar grandes refeições à noite.
  • Exercício físico pela manhã.
  • Controle emocional.
  • Não utilizar equipamentos emissores de luz após às 21h.
  • Aumentar o consumo de alimentos precursores de melatonina.
  • Massagem relaxante.
  • Aromaterapia.
  • Organização e planejamento do dia.

J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2017;63(1):15-20. doi: 10.3177/jnsv.63.15.
Association between Skin Condition and Sleep Efficiency in Japanese Young Adults.
Yoshizaki T1, Kimira Y, Mano H, Ota M, Iwatsuki K, Oishi Y, Yamane T.

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Achamos o culpado! - Intestino como responsável pelo ganho de peso.

Como tema do primeiro texto do blog da Newclínica não poderíamos deixar de falar dele, o nosso segundo cérebro, o assunto da vez. O Intestino!

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Estresse e perda de massa muscular

Dieta e exercício físico são estratégias consagradas para modificações na composição corporal, tanto de emagrecimento quando aumento de massa magra.

Desequilíbrios orgânicos estão sabotando seus resultados.

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