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Estresse e perda de massa muscular

Dieta e exercício físico são estratégias consagradas para modificações na composição corporal, tanto de emagrecimento quando aumento de massa magra.

Porém alguns desequilíbrios metabólicos podem estar sabotando completamente seus resultados e todo esforço será desperdiçado.

Já ouviu falar no hormônio do estresse, chamado cortisol?

Essa sustância tem um poderoso efeito anti-inflamatório e regula muitas funções no organismo humano. Porém, quando em excesso tem efeitos adversos severos em diversos tecidos. O objetivo neste texto é falar sobre como a elevação do cortisol pode afetar a síntese muscular, relacionada a tônus, consumo energético (taxa metabólica) e controle de doenças.

Temos um resumo das alterações a nível muscular promovido pelo cortisol publicado no artigo.

Front Physiol. 2015; 6: 12.
Published online 2015 Feb 3. doi:  10.3389/fphys.2015.00012
PMCID: PMC4315033
The regulation of muscle mass by endogenous glucocorticoids
Theodore P. Braun 1,2 and Daniel L. Marks1,*

Os glucocorticóides são reguladores fundamentais da homeostase de energia. São liberados da glândula adrenal em resposta ao estresse ou inflamação aguda, mobilizando rapidamente a energia das reservas de carboidratos, gorduras e proteínas.

No caso da inflamação, as proteínas mobilizadas são necessária para a síntese rápida de reagentes da fase inflamatória aguda e uma resposta imune eficiente à infecção. Embora necessário em resposta à infecção, a mobilização crônica pode levar a um esgotamento profundo das reservas de energia.

O músculo esquelético é a principal reserva de proteínas e pode tornar-se atrofiado sob condições de inflamação e estresse crônico.

Os glucocorticóides provocam a atrofia do músculo, aumentando a taxa de degradação da proteína. A síntese de proteínas também é suprimida impedindo a produção de novas proteínas miofibrilares. Os glucocorticóides também antagonizam a ação de reguladores da síntese muscular, como a insulina, agravando ainda mais a perda de proteína e massa muscular.

A imagem ilustra a sinalização de Cortisol e de insulina interagindo para modular o equilíbrio anabólico e catabólico no músculo esquelético.  O cortisol induz a transcrição de múltiplos genes que se dividem em dois domínios distintos: genes que aumentam os processos catabólicos e os genes que diminuem os processos anabolizantes.

Como podemos ver não é através de uma única via que a síntese muscular é prejudicada na presença do cortisol elevado. Sendo assim, reflita! Será que os estimulos gerados por dieta e exercícios seriam efetivos em um cenário metabólico como o descrito na imagem? Você treina 1x ao dia, já o cortisol quando elevado age 24h por dia. Reflita! Não seria esta umas das causas por seus resultados serem aquém daquilo que seus esforços mereciam?

Equilíbrio metabólico é essencial para modulação dos níveis hormonais.

Você já avaliou seus níveis de cortisol?

Alguns sinais e sintomas servem de alerta:

  • Uma noite mal dormida  → privação do sono;
  • Deitar demasiado tarde;
  • Trabalho noturno;
  • Exposição à luz artificial durante a noite;
  • Stress emocional;
  • Pressão social, etc;
  • Qualquer agente que inflamatório pode potencialmente levar ao aumento do cortisol → Aqui incluo o glúten e outros agentes permeabilizadores da barreira intestinal, e a endotoxemia crônica;
  • Respostas imunes;
  • Estimulantes;
  • Restrição de carboidratos – modismos (excessivo e descontextualizado);
  • Exercício de alta intensidade ou longa duração em horários inadequados.

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Estresse e perda de massa muscular

Dieta e exercício físico são estratégias consagradas para modificações na composição corporal, tanto de emagrecimento quando aumento de massa magra.

Desequilíbrios orgânicos estão sabotando seus resultados.

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